quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Santo Daime também é cultura maranhense




O sobrinho de Raimundo Irineu Serra, Daniel Arcelino Serra, realizou uma palestra para uma platéia curiosa em saber mais sobre este maranhense tão ilustre, que sua terra pouco conhece. Daniel, que reside na Grande São Luis há 3 anos, fundou a primeira igreja registrada do Santo Daime no estado, hoje chamada Centro de Iluminação Cristã Estrela Brilhante Raimundo Irineu Serra, carinhosamente conhecida por Estrela Brilhante, que está localizada em Paço do Lumiar.

O evento faz parte do Projeto Cinema no Museu, organizado pelo Cineclube Casarão 337 em parceria com o Museu Histórico Artístico e Cultural do Maranhão (MHAM), que promoverá toda quarta-feira do mês a exibição de um vídeo com palestras.


Em sua estréia, realizado no ultimo dia 7 de outubro, o vídeo contemplado foi o “Senhor da Floresta”, do jornalista Mivan Gedeon, que conta história do maranhense Raimundo Irineu Serra, fundador da doutrina do Santo Daime, que nasceu em São Vicente Férrer, interior do Maranhão.
Após a apresentação, foi realizada uma palestra com o maranhense Daniell Arcelino Serra, sobrinho de Irineu, um dos entrevistados do documentário e fundador da Estrela Brilhante, o jornalista Mivan Gedeon e o economista e adepto da doutrina Hugo Fonseca Neto. Daniel despertou o público maranhense ao contar sobre detalhes da vida de seu tio, que nunca esqueceu suas raízes. Muitos já tinham ouvido falar da doutrina, mas não imaginavam que seu fundador fosse um maranhense.

“Isso também é parte da cultura maranhense, estou levantando nomes de pessoas ilustres que nasceram e São Vicente e o Mestre Irineu não pode ficar de fora. E uma cultura nova para nos, mas importante também para o Maranhão. Não há dúvida que existe um grande potencial turístico”, disse o presidente da Associação Comercial para Assuntos de Turismo Convention Bureau, Nan Souza.



O Santo Daime é uma doutrina cristã cujo eixo doutrinário é fundamentado no espiritismo e em diversas expressões sincretizadas como o xamanismo e a umbanda, mas com fortes influencias da cultura maranhense, como descreve o artigo dos antropólogos Beatriz Caiuby Labate e Gustavo Pacheco, no livro “O Uso Ritualístico da Ayahuasca” (Ed. Mercado das Letras).

“O culto do Santo Daime foi formado a partir de um conjunto muito diverso de elementos culturais. Muito desses elementos pertencem a domínio amplo da cultura brasileira, como o catolicismo popular, cujo espírito se encontra presente em praticamente todo o país, ou as danças de origem européia que, devidamente abrasileiradas, foram incorporadas na cultura popular de diversas regiões, como a valsa e a mazurca, que hoje são dois ritmos básicos do Santo Daime…. Diversos trabalhos recentes tem dedicado a estudar a influência dessas subtrações, abordando, por exemplo, as religiões afro-brasileiras e a cultura dos seringueiros da Amazônia. Nesse contexto, pouca atenção tem sido dada às matrizes culturais especificamente maranhenses… que podem ter tido importância decisiva na formação do Santo Daime.”


Leia o artigo na íntegra:

Nenhum comentário:

Postar um comentário